A Magia dos Sonhos

Todas as pessoas sonham. Platão já sustentava a opinião moderna de que os sonhos revelam a verdadeira natureza do ser humano. Na sua obra "República", escreveu que, " em todos nós, mesmo nos homens bons, há uma natureza selvagem, bestial e sem lei, que surge durante o sono ". No entanto, foram Freud e Jung que apresentaram as mais importantes teorias sobre os sonhos. Freud, afirmou que os sonhos são consequências da repressão de alguns de nossos desejos, tão estranhos à nossa natureza consciente, que só aparecem sob a forma de símbolos, uma de suas obras " Interpretação dos Sonhos ", trata especificamente sobre esse assunto.

Jung, além de compartilhar das idéias de Freud, reconhecendo o inconsciente ou " Id " , também sugeriu que havia algo que denominou de " Inconsciente Coletivo " , uma parte da mente na qual estão depositadas as informações comuns a todos os seres humanos, assim pretendia explicar o fato de pessoas de culturas diferentes, de pontos opostos da Terra, relatarem sonhos com símbolos específicos, aparentemente com o mesmo significado. Psicólogos, analistas, psicoterapeutas, médicos e escritores especializados, nos falam sobre a importância dos sonhos. A Psicanálise, recorre à análise dos sonhos, como forma de investigar quais impulsos incoscientes influenciam a conduta do sujeito. A terapia, consiste basicamente em ouvir o relato do paciente e explorar o seu conteúdo simbólico.

Segundo os estudiosos do sono, os sonhos ocorrem em uma fase do sono denomidada, em inglês " REM " Rapid Eye Movement, ou em Português " MRO " Movimento Rápido dos Olhos, na qual os olhos moven-se rapidamente por baixo das pálpebras fechadas. Esse estado do sono caracteriza-se por atividade cerebral tão intensa, quanto a que se desenvolve em estado de vigília, comprovado por meio de registros obtidos com o uso de eletroencéfalográfico. Porém o objeto de nosso estudo dos sonhos sob a ótica da Magia, nos remete aos primórdios da humanidade, quando o homem sonhava e procurava nos sonhos as mensagens que os deuses lhe enviavam através dos símbolos neles contidos.

O mais antigo registro de interpretação dos sonhos, datam do início de nossa era, no antigo Egito e Caldea. Os magos, intuitivamente compreendiam a existência de uma relação entre o sonho e quem sonha. Elaboraram sistemas interpretativos, cujos vestígios encontramos na mitologia, na bíblia e nos escritos de filósofos gregos, árabes e orientais dos primeiros séculos. Baseava-se na observação, na intuição, na experiência e no raciocínio. A interpretação tradicional, caracterizava-se por atribuir aos sonhos, uma dimensão essencialmente premonitória. O sonho era então considerado como uma advertência dos deuses, e a sua interpretação destinava-se a orientar as pessoas na sua vida cotidiana.

O exemplo clássico desse fato é o sonho do Faraó do Egito: O Faraó sonhou com sete vacas magras que devoravam sete vacas gordas, então José, numa predição simbólica, anunciou-lhe sete anos de fome que se seguiriam aos sete anos de fartura que o Egito conhecera. Com base nessa interpretação o Faraó, tomou então medidas que possibilitou a sobrevivência do povo Egípcio durante os anos maus e ainda comercializou o excedente com os povos vizinhos que não tomaram as mesmas precauções.

O Valor prático e material dos sonhos, nos é revelado, quando aprendemos a interpretá-los corretamente. A interpretação deve obedecer à critérios sumamente cuidadosos. Por exemplo, devemos considerar as influências do tempo, da temperatura, dos sígnos do zodíaco e do estado de saúde de quem sonha. Se a pessoa que sonhou estiver doente, o seu sonho não deve ser interpretado, pois poderá ter sido influienciada pelo abatimento em que se encontra.

Além das influências já descritas, para uma interpretração acertada dos sonhos, devemos observar a quantidade de dias decorridos, entre o dia do sonho e a última Lua Nova e então classificá-lo de acordo com a " Tabela de Classificação dos Dias ".

Obs : Considera-se o primeiro dia da Lua Nova, quando esta aparece de manhã. se ela aparecer após o meio dia e antes da meia noite, considera-se o dia seguinte como o primeiro dia. Tabelas com os dias e horários das fases da lua, também são publicadas em calendários, jornais e revistas.

TABELA DE CLASSIFICAÇÃO DOS DIAS
Prósperos
Desfavoráveis
Contrários
Duvidosos
Nulos
1
4
5
2
3
8
7
10
6
9
12
13
15
11
14
17
19
20
18
16
23
24
25
22
21
28
27
30
26
29

De acordo com a tabela acima, os sonhos são classificados da seguinte forma:

PRÓSPEROS : Nesses dias a interpretação é favorável para aquele que sonha.

DESFAVORÁVEIS : O sonho deve ser interpretado no sentido contrário, se este for de bom agouro.

CONTRÁRIOS : Os sonhos que embora tenham um significado favorável, ou desfavorável, deverá ter sua interpretação tomada no sentido inverso .

DUVIDOSOS: Os sonhos nesses dias, não representam realmente a significação dada à eles, muitas vezes a realidade será diferente à que se menciona no seu significado.

NULOS : Nesses dias a interpretação dada aos sonhos, fica sem valor, pois a Lua estará agindo sobre o indivíduo, anulando qualquer significação.

Confira a Seguir algumas interpretações de sonhos de acordo com " O Livro de Sonhos de Ziloaustro ", um dos mais antigos do gênero.

SIGNIFICADO DOS SONHOS

AMOR : Por uma loura, viagem próxima; por uma morena, separação; adultério, felicidade no jogo. Por uma pessoa feia, casamento feliz; por uma bonita; desunião; por uma velha, morte ou doença em família; rejeitado, solução satisfatória de uma dificuldade.

BALEIA : Vê-la no mar; viagem longa; vê-la na terra ou morta, perigos iminentes; caçá-la, herança.

CAVEIRA : Ver uma, vida longa; vê-las em grande quantidade, falecimento de parente ou amigo; ver a própria caveira, dificuldades passageiras.

DOR : Sentí-la, restabelecimento de pessoa doente; ver alguem sofrendo, viagem próxima.

ESTRUME : Sonhar com êle de qualquer forma é de bom agouro, especialmente para o jôgo ou amor.

FEIRA : Aborrecimento por questões de dinheiro

GAVIÃO : Vê-lo voando, doença em criança; pousado, intrigas.

HAREM : Desavenças na família

INVENÇÃO : Fazê-la, progresso na vida,

JUSTIÇA : É sonho de muito mau agouro. Representa doenças e atrazos na vida e especialmente perseguisões.

KANGURÚ : Significa aumento na família, parto feliz, noivado próximo ou casamento.

LÁBIOS : Vermelhos, felicidade em amores; pálidos, acidente leve; grossos, separação; ensanguentados, mudança.

MAGREZA : Ficar muito magro, perda de bens; ver alguém muito magro, vitória sobre os inimigos

NÓ : Fazê-lo, vitória sobre os inimigos; desmanchá-lo, traição; não podê-lo desmanchar, complicações na vida.

OSTRAS : Comê-las, melhoria de posição econômica; colhê-las, felicidade no jogo durante três dias; comprá-las ou vendê-las, perda de emprego.

PIRÂMIDES : Vê-las, abundância; subir, felicidade no jôgo durante três dias.

QUINTAL : Cultivado, lucros inesperados; abandonado, doenças; com criação, melhoria de emprêgo ou de posição econômica

RAIO : Vê-lo no espaço, questões judiciais; vê-lo cair, separação; cair em sua casa, mudança; cair sobre aquele que sonha, acidente próximo

SAL : Vê-lo nas salinas, felicidade inesperada; trabalhar, atrapalhações; entorná-lo, infelicidade

TÚMULO : Colocar um caixão dentro, morte na família

VACA : Vê-la no campo, fartura para agricultores; possuir diversas, boas colheitas

XADREZ : Jogar, felicidade nos negócios; ver alguém jogar, aborrecimentos por questões de dinheiro; perder, notícias favoráveis; ganhar, separação.

ZERO : Escrever diversos, felicidade no jôgo durante três dias; ver muitos, evite os jogos nesse dia.

Carlos Roberto ( Amon Sol )


Assuntos relacionados

INTUIÇÃO • VIDAS PASSADAS • EGITO • CIGANOS • WICCA • XAMANISMO

DESEJAMOS E OFERECEMOS PAZ AOS POVOS DA TERRA