AMOR FRATERNAL
Patrícia Calin

"Amar o próximo como a si mesmo"

O mau uso da palavra, amar, pela nossa arte, sociedade e mídia, que insiste em relacioná-la tão freqüentemente ao namoro e ao sexo, acaba nos confundindo. No entanto, mesmo antes da era cristã, amar era se relacionar com total igualdade de consideração, sem superioridade ou inferioridade e com tolerância às normais falhas e diferenças dos seres humanos.

Se respeitarmos essa regra "amor ao próximo", nos tornariamos cooperadores um do outro ao invés de destruidores, um do outro, como tem acontecido tão freqüentemente na nossa sociedade. Precisamos entender melhor o que é amor fraternal para colhermos boa convivência pessoal, familiar e social e principalmente espiritual.

É nessa convivência generalizada que má administrada faz-nos cair na baixa-estima levando-nos dia-a-dia nos distanciar do "eu interior" das nossas "forças" "sonhos" "objetivos" " lutas" e  principalmente Luz Divina, independente de crença ou religião. Reforça-se em todos nós a recuperação inicial desse "eu interior ",  "auto-estima", "amor ao próximo", "fraternidade", "equilíbrio".

Auto-estima é a vivência de sermos apropriados à vida, de sentirmos a vida, estando de bem com ela; a confiança em nossa capacidade para pensar e enfrentar os desafios da vida; a confiança em nosso direito de ser feliz, a sensação de sermos merecedores, dignos, qualificados expressar nossas necessidades e desejos e desfrutar os resultados de nossos esforços;a auto-estima é a soma integrada desse dois aspectos.

Auto-eficiência significa confiança no funcionamento de nossa mente, em nossa capacidade de pensar, nos processos por meio dos quais refletimos, escolhemos e decidimos. É a confiança em nossa capacidade de entender os fatos da realidade que estão dentro da nossa esfera de interesses e necessidades. É uma autoconfiança cognitiva.

Auto-respeito significa ter certeza de nossos valores; uma atitude afirmativa diante de nosso direito de viver e ser feliz; a sensação de conforto ao reafirmar de maneira apropriada os nossos pensamentos, as nossas vontades, as nossas necessidades; o sentimento de que a alegria é nosso direito natural por termos sido criados e existirmos no mundo.

Por isso sigamos em frente, deixemos para trás momentos dolorosos, colhemos apenas os aprendizados e momentos eternizados em ações confortantes, em paz, alegria e fraternidade. Não podemos deixar-nos corroer por um mundo onde as pessoas dia-a-dia possuem menos amor próprio, menos auto-estima e menos amor ao próximo. Vamos constituir um mundo interior melhor, para que possamos transformar o mundo exterior que nos cerca. Se cada um de nós fizermos nossa parte com certeza amanhã a humanidade estará bem mais desenvolvida em todos aspéctos.

" Cada ser possui sua essência, deixe sua estrela brilhar "

  Todas as opiniões e recomendações são de responsabilidade do autor.

Colaboradora: Patricia Calin
Publicitária e pós graduada em Consultoria Empresarial. Apaixonada pelo Baralho Cigano, desde criança dedica-se ao estudo deste oráculo. Além do atendimento pessoal e à distância, profere palestras sobre: "Auto conhecimento do ser" e "Auto Gestão Empresarial" através do Baralho Cigano.
Email: patriciacalin2006@yahoo.com.br
Contatos Fone: (11) 8126 - 4226

Home Page:http://geocities.yahoo.com.br/patriciacalin2006/minhapagina.html

Conheça os textos de outros colaboradores

 • CONVIDADOS • 

DESEJAMOS E OFERECEMOS PAZ AOS POVOS DA TERRA