NUMEROLOGIA NÓRDICA

A Numerologia Nórdica está intrinsecamente ligada ao trabalho com Runas utilizando interpretações numéricas. A base para este sistema é a atribuição de um número equivalente à determinada letra, associando essa letra com a Runa correspondente, para depois poder interpretar a natureza mágica ou espiritual de uma inscrição rúnica. Veja tabelas abaixo:

Tabela Nórdica - Atribuições e características dos números.

1 - Número de inícios de causas profundas, solidão, vigor.
2 - Cooperação, forças trabalhando em conjunto, força física, poder dos pares.
3 - Número Sagrado de processo concluído, função na raiz do dinamismo, realização.
4 - Solidez, espera, poder contido, direções cardeais.
5 - Ordenação de tempo e espaço, assuntos jurídicos, invocações.
6 - Vibração da vida, força vibrante, criação e destruição.
7 - Morte, passividade, contato com outros mundos, astrologia.
8 - Conclusão, manifestação, integridade, simetria.
9 - Número holístico, raiz dos poderes cósmicos, poderes psíquicos, intenções.

Ao compararmos com a Numerologia Pitagórica, percebemos que a Numerologia Nórdica difere da primeira, na medida em que nesta não há necessariamente características opostas entre os números, mas antes tem sentidos opostos contidos na mesma atribuição de cada número. Por exemplo, ao número 6 é atribuído tanto o poder de criação quanto o de destruição que são conceitos considerados naturalmente opostos. Além disso, ao número 2 é atribuído o poder dos pares em vez de ser considerado como oposto ao número 1. No entanto, aqui também existe uma semelhança: O número 1 está associada com a força solitária, enquanto que 2 está associado com forças trabalhando juntas.

3, 9, e múltiplos de 3 e 9 são considerados muito potentes magicamente. Conta-se que Odin conhecia outras nove Runas mágicas além das 25 conhecidas. Segundo a cultura anglo-saxônica Odin realizava a magia “wuldor tanas” (galhos de glória), utilizando ramos de nove ervas diferentes. Nos ramos eram entalhadas essas nove runas (letras iniciais dos nomes dessas nove plantas), que por sua vez, estavam relacionadas com as propriedades dessas ervas. Atualmente nove wunjo são muitas vezes entalhados em varinhas mágicas como símbolo da glória de Odin.

Na cosmologia nórdica o número 7 representa as sete esferas em que se situam os diferentes mundos, à saber:
1) Vanaheim, o mundo do tudo e do nada de onde convergem os inícios e para onde retornam todos os finais, sejam homens, deuses ou seres inferiores.
2) Asgard, morada dos deuses e heróis, semelhante ao Olimpo da mitologia Grega.
3) Alfheim o mundo dos Elfos, na superfície vivem os Elfos da luz, belas criaturas brilhantes como o sol, nos subterrâneos vivem os Elfos da noite, anões narigudos de aparência grotesca e pele encardida.
4) Midgard ou mundo do meio onde vivem os homens.
5) Jotunheim, o mundo do gelo onde vivem os gigantes do gelo.
6) Muspelsheim, o mundo do fogo onde vivem os gigantes do fogo.
7) Niflheim, o mundo dos mortos, império de Hella a deusa da morte, para onde vão todos os mortos por velhice ou doença e, onde vivem anões, gigantes e outros seres grotescos como os Trolls.

É importante salientar que a Numerologia Nórdica ou Rúnica, funciona melhor para aqueles que estão familiarizados com as tradições nórdicas, mais especificamente a germânica. Por esta razão, o estudo dessa técnica pode ser um grande desafio para a maioria das pessoas.

APLICAÇÕES PRÁTICAS


Runa do Destino
Somar os números das letras do nome da pessoa e reduzir até encontrar um número de 1 a 24. Localize na Tabela FUTHARK a Runa correspondente.
Ex: JOÃO DA SILVA
1+7+1+7+4+1+ 2+1+3+6+1 = 34 (3+4) = 7 = GEBO

Runa de nascimento
Somar o número do destino com o número da data de nascimento, reduzir essa soma até encontrar um número de 1 a 24. Localize na tabela a Runa correspondente. Ex: JOÃO DA SILVA
1+7+1+7+4+1+2+1+3+6+1 = 34 (3+4) = 7
01/12/1960 = 1+1+2+1+9+6+0 = 20 (20+7) = 27 (2+7) = 9 = HAGALAZ

Runa de Aniversário
Semelhante ao anterior, modificando apenas o ano de nascimento para o ano atual.

Runa do Ano
Somar o número do destino com o número do ano atual, reduzir essa soma até encontrar um número de 1 a 24. Localize na tabela a Runa correspondente.

Runa do mês
Somar o número do destino com o número do mês e ano atual, reduzir essa soma até encontrar um número de 1 a 24. Localize na tabela a Runa correspondente.

Runa do Dia
Somar o número do destino com o número do dia, mês e ano atual, reduzir essa soma até encontrar um número de 1 a 24. Localize na tabela a Runa correspondente.

Após identificar a runa correspondente, deve-se buscar a sua interpretação. Também pode-se continuar reduzindo até obter a soma de 1 a 9 e interpretar conforme a tabela de atributos dos números. Por exemplo, o João da Silva tem um número de destino 7 e nasceu sob um número 9, podemos deduzir que essa pessoa tem habilidade para lidar com o ocultismo e que poderia muito bem desenvolver uma carreira voltada à religiosidade e espiritualidade.

Além das descrições disponíveis em livros e sites, procure entrar em sintonia com a divindade que rege aquela runa e ouça os seus conselhos. As runas, mais que um simples oráculo é sobretudo um instrumento mágico que nos transporta à um mundo misterioso de magia e espiritualidade que está localizado bem pertinho de você, é isso mesmo, está no seu interior, é o mundo onde vive a sua alma.

Como podemos perceber, não existe uma maneira única de trabalhar com a Numerologia Nórdica. Em vez disso, há muitas interpretações possíveis, todas baseadas em diferentes aspectos da cosmologia e mitologia dos povos nórdicos.

Carlos Roberto ( Amon Sol )

Assuntos relacionados

 •  RUNAS •  ÁSATRÚ •  MAGIAS RÚNICAS •  NUMEROLOGIA •  WICCA •  XAMANISMO  • 

DESEJAMOS E OFERECEMOS PAZ AOS POVOS DA TERRA