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MEDITAÇÃO


Uma das raízes possíveis da palavra "meditar" está no latim "medire", que significa "curar". A meditação é uma prática universal que vem sendo utilizada em todo o mundo há milhares de anos. Apesar de alguns povos estarem mais voltados para a prática e a filosofia da meditação, ela possui raízes em todas as tradições espirituais do mundo. No ocidente, costumamos confundir "meditação" com "reflexão", quando dizemos que estamos meditando sobre determinado assunto, na realidade estamos refletindo sobre aquele tema. Meditação também não é concentração. Existe uma grande diferença entre concentração e meditação, a concentração é uma parte do ato de meditar, e este ato nos leva ao desenvolvimento espiritual.

Muitos mitos envolvem a meditação, mas meditar não é algo oculto ou privilégio de poucos, na realidade qualquer pessoa pode aprender a meditar. O Aprendizado da meditação consiste em um processo lento e gradual para o crescimento interno e para a expansão da consciência. A meditação nos leva lentamente e com segurança, à paz mental, embora a meditação comece na mente, ela culmina nas profundezas do coração e da alma.

Quando meditamos não perdemos nossos sentidos, ao contrário, eles se ampliam e se aprofundam. A verdadeira meditação não aceita nenhuma concepção limitada, ela nos conduz ao infinito. Meditação é uma ciência intuitiva, que o ocidente começou a compreender e praticar muito recentemente. Uma das metas da meditação é proporcionar a cada indivíduo uma experiência única da realidade espiritual da qual nos falaram tantos mestres e santos.

BENEFÍCIOS DA MEDITAÇÃO

Os efeitos práticos da Meditação têm sido extensamente pesquisados em mais de 500 institutos de pesquisas e universidades no mundo inteiro. Mais de 6 milhões de pessoas no mundo, de todas as idades, culturas, profissões e religiões a praticam e têm a possibilidade de desfrutar dos seus benefícios diariamente. A meditação tem por objetivo libertar a mente do estresse, tensões diárias, preocupações e ansiedades. Tornar a mente calma, focada, limpa e satisfeita. Para atingir este estado de paz e relaxamento cerca de 30 minutos de meditação de manhã e à noite são suficientes.

A meditação pode ser uma opção eficaz para reduzir o estresse de jovens estudantes, revela um estudo publicado recentemente no "International Journal of Psychophysiology", que avaliou o efeito da prática no cérebro -por meio de imagens- e no comportamento dos estudantes. O estudo analisou 50 universitários - metade praticou meditação e a outra metade não- durante dez semanas e comparou os resultados na semana dos testes do final do ano. O grupo da meditação apresentou menos insônia e irritação, além de menores níveis de estresse.Todo processo de meditação é uma cura interna que envolve a aquisição de poder para deixar tudo o que seja negativo na constituição do ser.

TÉCNICAS DE MEDITAÇÃO

Muitas técnicas de meditação estão disponíveis atualmente e elas são ensinadas de maneiras diferentes. Entretanto, as técnicas de Meditação não podem ser aprendidas apenas por ler um livro. Da leitura, o máximo que podemos obter é a teoria, apenas isso. As instruções são moldadas para cada indivíduo que aprende na prática. Cada pessoa é diferente e cada pessoa tem um ritmo diferente de aprendizagem e uma gama variada de experiências pessoais. Portanto, as técnicas são ensinadas individualmente por um professor treinado em um curso com instruções padronizadas.

A técnica empregada é muito importante para o progresso rápido e eficiente na prática da meditação. Uma das técnicas mais utilizadas, consiste em manter o foco em apenas uma coisa, em geral uma frase ou palavra, também chamada de mantra, utilizada para limpar a sua mente e atingir um estado de profunda calma. Outro método de meditação, o de preenchimento da mente, envolve direcionamento de foco para os seus próprios pensamentos, mas sem julgá-los ou a eles reagir, apenas observá-los.

Uma outra variação consiste em concentrar-se na respiração. Segundo essa técnica, ao nos concentramos na respiração, iniciamos o processo de meditar. A respiração é o fluxo do prana e do oxigênio, penetrando e alimentando de energia cósmica todo o organismo. As diversas técnicas que utilizam a respiração controlada e alguns exercícios físicos, podem energizar profundamente o corpo e a mente.

Durante pelo menos sete mil anos, diversas técnicas de meditação foram desenvolvidas sistematicamente por inúmeros mestres que as experimentaram no laboratório de suas mentes. Destas, as mais populares são a Meditação Transcendental (MT) e a Meditação Raja Yoga.

MEDITAÇÃO TRANSCENDENTAL

A técnica da Meditação Transcendental existe há milhares de anos – vem de uma tradição intacta de instrução de meditação da índia antiga. Maharishi Maheshi Yogi foi quem primeiramente apresentou a técnica ao Ocidente há mais de 50 anos atrás. O recluso místico indiano ganhou destaque internacional quando os Beatles: John Lennon, Paul McCartney, George Harrison e Ringo Starr, foram visitá-lo no Himalaia em 1968 para aprender suas técnicas de meditação que ficou conhecida como Meditação Transcendental (MT).

A partir de então, Imagens dos Beatles sentados de pernas cruzadas, vestindo roupas brancas e com guirlandas de flores no pescoço ganharam o mundo. O integrante dos Beach Boys Mike Love, o cantor britânico Donovan e a atriz americana Mia Farrow passaram a freqüentar as sessões. Após ensinar suas técnicas a outros ícones das décadas de 60 e 70, Maharishi ganhou seguidores em todo o mundo, e teve milhões de pessoas estudando seus métodos. Foi idéia de Maharishi submeter a técnica da MT ao escrutínio científico para determinar seus benefícios práticos para a vida diária. Maharishi treinou milhares de instrutores, que difundiram a MT em todas as partes do mundo. Maharishi faleceu em 06 de fevereiro de 2008 aos 91 anos de idade.

A Meditação Transcendental (MT) é uma técnica especial de meditação, natural e muito fácil de aprender e praticar, usada para aperfeiçoar a nossa capacidade mental, física e emocional. O programa da MT é praticado durante 15 a 20 minutos duas vezes ao dia sem fazer qualquer esforço. Nenhuma crença ou mudança de crenças é necessária para aprendizagem da técnica da MT e para receber todos os seus benefícios. De fato, mesmo que você não tenha nenhuma religião, a técnica da MT vai funcionar muito bem. Isto porque a técnica faz uso do mecanismo natural inerente da mente e do corpo – há muito tempo esquecido pela maioria das pessoas – aquietar e repousar profundamente. Nenhuma crença ou incredulidade vai mudar esta habilidade inerente.

Durante a prática da MT nossa mente aquieta-se espontaneamente e torna-se completamente desperta, enquanto nosso corpo repousa mais profundamente do que quando dormimos. Esta experiência agradável e totalmente natural chamada Consciência Pura ou "transcender", é de grande valor para nossa vida prática, pois desperta e expande nossas funções mentais, revitaliza e rejuvenesce nosso corpo e equilibra e eleva nossas emoções, eliminando estresse, tensões e fadigas acumulados.

Após a prática da MT nossa mente estará mais desperta, nossa capacidade mental mais expandida e teremos mais energia física e estabilidade emocional para realizar nossos objetivos práticos. Estes resultados benéficos surgem desde o início e crescem gradualmente com a prática regular, melhorando sensivelmente nossa qualidade de vida em todas as áreas.

MEDITAÇÃO RAJA YOGA

Raja significa "Rei" e Yoga quer dizer "União", então a tradução literal do termo Raja Yoga seria "Yoga Real". A meditação é a união mais elevada entre a alma e Deus e proporciona o poder espiritual necessário para remover as causas da tristeza e falta de paz. Raja é o sistema descrito por Patanjali no século 3 a.C. que desenvolveu uma didática para praticar yoga. Esta técnica tornou-se conhecida no ocidente, graças ao trabalho desenvolvido por Prajapita Brahma, também conhecido por "Brahma Baba". Um próspero e abastado comerciante Indiano que em 1936 resolveu dedicar-se à espiritualidade e em 1937 fundou a Universidade Espiritual Mundial Brahma Kumaris em Karachi, naquela época, Ìndia hoje Paquistão. Atualmente sua influência é internacional, com centros de estudos em todo o mundo, inclusive no Brasil. Brahma Baba faleceu em 1969.

De acordo com os ensinos do Raja Yoga, a alma é unidade de pura consciência. No ser humano, a Alma é a parte consciente. O corpo e a mente são por si só inconscientes. A consciência deles deriva da Alma. A alma pode existir sem o corpo e sem a mente, mas a mente e o corpo não podem existir sem a Alma. O corpo e a mente são dois instrumentos que a Alma usa para experiênciar o universo. A mente é o instrumento interno e o corpo o instrumento externo. Através do corpo e dos seus órgãos sensoriais a Alma experiência o universo físico. Através da mente e das suas faculdades a Alma experiência o universo astral e causal.

A prática da meditação Raja Yoga é algo simples e natural. Com a utilização correta da mente o praticante deixa o nível de frustação, preocupação e tensão alcançando o estado de paz e contentamento. Ao criar conscientemente pensamentos sobre a natureza verdadeira do ser individual e do Ser Supremo, há uma volta para a plenitude desta relação.

Considerado um modelo clássico, a principal meta do Raja Yoga é promover o controle da mente por meio de uma prática meditativa intensa. Concentração e meditação são palavras-chave. O caminho proposto pelo raja-yoga tem oito etapas, que devem ser cumpridas por quem quer alcançar a iluminação.

AS OITO ETAPAS DO RAJA YOGA
1- Yama - não matar, não mentir, não roubar, não ser desequilibrado e não cobiçar.
2- Niyama - pureza do corpo e da mente, contentamento, auto-esforço, estudo de si mesmo e das escrituras sagradas, entrega de si mesmo a Deus.
3- Asanas - posturas psicofísicas, exercícios físicos e mentais da hatha yoga.
4- Pranayama - controle do prana através de exercícios respiratórios.
5- Pratyahara - controle dos sentidos.
6- Dharana - concentração da mente em um ponto.
7- Dyana - meditação.
8- Samadhi - união com o Ser interior.

As duas primeiras etapas abordam a conduta ética do praticante; a terceira ensina posturas físicas; a quarta versa sobre o controle da respiração; a quinta explicita a introversão dos sentidos; a sexta é voltada para a concentração absoluta; a sétima discorre sobre a contemplação; e a oitava é samadhi, a transcendência buscada por todo praticante de yoga, seja qual for a tendência. Contudo, essas etapas podem ser resumidas em dois passos:

1 - Acabar com a dispersão de muitos pensamentos ao concerntar-se no seu interior.
2 - Depois de estabilizar os pensamentos, fazer a conexão com o Ser Supremo e começar a absorver a energia espiritual ilimitada que emana Dele.

APRENDENDO A MEDITAR

Meditar é um esforço muito pessoal, já que acontece no nível do ser interior. Assim, pode ser praticado por pessoas de qualquer convicção religiosa e até por aqueles sem crença alguma. Afinal de contas, antes de ser um cristão, budista, judeu ou muçulmano, sou simplesmente um ser. A Meditação opera no nível do ser e de seu relacionamento com Deus. A melhor hora para meditar é duas horas antes do nascer do sol. O Pôr-do-Sol e a Meia-Noite, também são bons horários para meditar.

Prepare-se para meditar:

- Tome um banho relaxante.
- Vista roupas confortáveis.
- O estômago deverá estar leve, preferencialmente vazio.
- Prefira alimentar-se após a meditação.
- Se tiver comido, a dieta deve ser leve, principalmente a noite.
- Pratique asanas e pranayama antes da meditação.

Prepare o Ambiente no qual irá meditar.
Reserve uma sala para a meditação ou pelo menos tenha um local fixo para suas meditações diárias, que pode ser o seu próprio quarto. Este local deverá ser tranquilo, estar limpo, arejado e com pouca luz. Um pequeno altar ou gravuras de acordo com suas crenças. Música instrumental, incenso e velas também ajudam na concentração. Se for acender velas e incenso, mantenha as janelas abertas. Veja a seguir um exercício bastante básico de meditação, chamado de técnica dos sete passos, para iniciá-lo na prática da meditação.

OS SETE PASSOS DA MEDITAÇÃO
1. Escolha um lugar tranquilo onde você não possa ser interrompido. Feche a porta, desligue o telefone e não deixe nesse local nem mesmo seu animal de estimação. Escolha um momento em que não esteja com fome, nem após ter comido uma refeição pesada.

2. Com uma roupa confortável e os pés descalços, sente-se num local onde se sinta bem acomodado. Se for numa cadeira, fique na ponta para apoiar os pés no chão. Se for no chão, sente-se sobre uma almofada, cruze as pernas.

3. Encaixe os quadris e mantenha a coluna ereta. Solte os ombros para não forçar a musculatura. Evite mudar de posição, mesmo que sinta dor e desconforto. Isso facilita a concentração e evita os pensamentos dispersivos.

4. Para manter a cabeça na linha da coluna, incline levemente o queixo para baixo até que ele fique paralelo ao corpo. A língua no céu da boca facilita a passagem da saliva. Mantenha os olhos semi-abertos e fixe-os num ponto para não adormecer.

5. Inspire e expire sempre pelo nariz. Enquanto você respira devagar e profundamente, repita uma palavra ou frase (mantra) que pode ser uma palavra neutra, como "um" ou "om", ou uma palavra inspiracional, como "amor" ou "paz".

6. Coloque a mão direita sobre a esquerda e una a ponta dos polegares. Repouse as mãos nesta posição em seu colo. Agora, procure esvaziar a mente, sem se concentrar em nenhum pensamento.

7. Quando algum pensamento invadir a sua mente, não brigue com ele, simplesmente redirecione sua atenção para o seu mantra e deixe que o pensamento se vá naturalmente. Pode ser difícil no início, mas com o tempo você passa a limpar a mente de todas as distrações.

Você também pode meditar antes de dormir. Acomode-se na posição que mais gosta para dormir e caia no sono repetindo mentalmente o mantra escolhido. Você dormirá melhor, terá bons sonhos e isto se refletirá em sua vida, pois você vai se sentir uma pessoa mais calma.

Experimente meditar com regularidade por 15 ou 20 minutos, pelo menos duas vezes ao dia e vivencie como essa prática pode transformar sua vida para melhor. Medite diariamente e sinta como sua vida se tornará plena de encantamento, prosperidade e força interior.

As instruções acima, são baseadas em parte nos ensinos do Raja Yoga, associados às práticas da Meditação Transcendental (MT). Considero que essas instruções são suficientes para quem pretende se iniciar na prática da meditação. No entanto quem quiser se aprofundar poderá fazê-lo frequentando o nosso CURSO PRÁTICO DE MEDITAÇÃO E ESPIRITUALIDADE.

Om Shanti !

Fique em paz !
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