LIBERDADE • IGUALDADE • FRATERNIDADE
Leo Cinezi

"A Liberdade nos distancia da Igualdade. E a Fraternidade se contra-põe."

Esta tríade já deu muito o que falar. Vamos “pular” o contexto histórico, que todos bem conhecemos, para tentarmos dar um passo diferente neste aspecto. Recentemente, participei de uma palestra que ostentava o tema "LIBERDADE - IGUALDADE - FRATERNIDADE". Isso me motivou a transcrever estas breves palavras.

Entendo que a Liberdade é o que nos torna indivíduos, únicos e distintos. Ademais, a Liberdade, com suas diversas interpretações de épocas e situações sociais, preza por um núcleo-base comum: desgarrar de algo. No nosso caso especificamente, necessariamente se faz importante uma ressalva aqui: liberdade está intimamente ligada à independência. Mas que tipo de independência? Àquela que diverge da submissão, em qualquer tom, que o homem poderia estar imerso. É esta independência que traz à tona a espontaneidade do ser. Alguns designam ser a autonomia de um racional. Contrário a isso, defendo ser a essência que tanto buscamos (V.I.T.R.I.O.L.) dentro de nós mesmo.

Mas, se somos LIVRES, ou pelo menos pensamos ser, automaticamente não somos também, DIFERENTES?
Diferente no agir, pensar, julgar, subjugar, respeitar, conversar, revelar, impor. Opa! Impor? Sim. A liberdade diretamente impõe a outrem SEU ponto-de-vista e, diga-se de passagem, (nosso ponto-de-vista) serve apenas para nós.Sendo único, essência, indivíduo, livre e de bons costumes, o que nos nivela?

A extrema necessidade de encontrar algo. Todos buscamos nos mais diversos itens da vida e nos mais longínquos caminhos trilhados a mesma coisa. A essência. A Liberdade. O que nos equipara uns com os outros é justamente isso. A igualdade da tríade Maçônica é um compêndio dos caminhos que buscamos a liberdade! Resumindo, o que nos tornam iguais é a necessidade de encontrarmos nossas diferenças, ora na liberdade ora na individualidade. Um, sem o outro não existem, maçonicamente falando. E qual a ferramenta que auxilia neste crivo que nos permite comungar de um mesmo tempo para estudar esta procura? - FRATERNIDADE! A fraternidade é nossa maior aliada na busca que nos tornam iguais pela liberdade. Por isso compõe a tríade.

Particularmente creio que existam outros muitos elementos que são tidos como metas vitais, mas na essência das buscas, o núcleo é exatamente este: LIBERDADE - IGUALDADE - FRATERNIDADE.

A busca é INDIVIDUAL. Assim como em uma escola, a MAÇONARIA não forma bons homens, sequer os libertam! Pelo contrário! Para serdes admitido é que precisa, ao menos, ter consciência de sua própria liberdade. E, somente com uma profunda análise de consciência é que conseguiremos ser justos.

Somos todos irmãos, independente de quaisquer títulos que nos conferiram. O conceito de igualdade, muitas vezes se perde dentro de nossos Templos edificados. No caso da liberdade, muitos de nós ainda não conseguiram definir exatamente o que esta palavra significa. E, na fraternidade é onde encontro o conhecimento. Da boca para os ouvidos ou do coração para a mente. Nossas maiores "aulas" estão onde menos esperamos.

Vejamos esta tríade como níveis:

LIBERDADE: Primeiro passo para evolução. É também o desprendimento do corpo, do material. Além, é o desgarramento do que nos é e sempre foi apresentado. É o uso do lado direito e colorido do cérebro. O uso da intuição consciente.

IGUALDADE: Este segundo passo é o nivelador. Se somos essência, energia pura, somos "filhos da mesma luz". O corpo material já ficou no primeiro passo, o da liberade, daqui em diante, "somos todos um".

FRATERNIDADE: Terceiro e não último, este passo ainda está longe de se atingir. Partes da mesma Unidade, somente com a fraternidade encontraremos nossos iguais e nos amalgamaremos novamente, voltando para a centelha divina d’onde saímos. É a união verdadeira e não simbólica. É o afunilamento dos caminhos quando em busca da VERDADE.

O mais intrigante fica em uma perguntinha:
E, para que tudo isso?
A resposta, meu Irmão, está dentro de você!

Bons pensamentos e que o G.'.A.'.D.'.U.'. nos ilumine.
Aceite meu sincero e grato T.'. F.'.A.'.
Leo Cinezzi

Todas as opiniões e recomendações são de responsabilidade do autor.

Colaborador: Leo Cinezi.

Leo Cinezi é um jovem e talentoso profissional de comunicação. Como "Livre Pensador" é um estudioso e buscador incansável, que pesquisa e escreve sobre os mais variados temas.

Email: leo@cinezi.com.br

Conheça os textos de outros colaboradores

 • CONVIDADOS • 

DESEJAMOS E OFERECEMOS PAZ AOS POVOS DA TERRA