Rua Apinajés, 1053 - Sala 2 (Perdizes) São Paulo - SP. - Tel: DDD(11) 4324-0343 / 3976-5711

ORIGENS

Os princípios do Feng Shui, derivam do clássico livro Chines " I Ching " : O Livro das mutações, cuja autoria é atribuída à Fu Hsi e os ensinamentos do feng Shui estão contidos no livro: "Tao Te Ching", que é a base do Taoismo, escrito entre os Séculos VI e V a. C. pelo filósofo chinês Lao Tsé. O texto afirma que existe uma energia universal que cria e transforma todas as coisas, com a qual se deve estar em harmonia. Literalmente as palavras " Feng Shui ", significam : "Vento e Água ", que juntos proporcionam um bom fluxo dessa energia vital chamada "Ch'i ". Segundo a teoria chinesa das polaridades, tudo tem seu oposto e nem o " Ch'i " estaria livre dessa lei universal, pois o seu oposto é " Sha ", energia estagnada, geradora de discórdia e frustração. Para neutralizar " Sha ", dinamiza-se "Ch'i" e obtêm-se paz e harmonia nos ambientes.

A MAGIA DOS ELEMENTOS EM SEU LAR

De acordo com a filosofia oriental, todo o universo é composto de cinco elementos: Madeira,Fogo, Terra, Metal e Água. Apesar de nem sempre perceptíveis, os cinco elementos têm um papel fundamental na nossa vida cotidiana. Nossas emoções, nossa saúde, nossa alimentação, e até nossa vida espiritual, resultam sempre da interação entre estas cinco forças da natureza. Segundo esta antiga sabedoria chinesa, a harmonia entre as energias manifesta-se da seguinte maneira: ( Observe o diagrama abaixo )

OS ELEMENTOS EM HARMONIA


A "madeira" serve de alimento para o "fogo", que quando se apaga transforma-se em cinzas que farão parte da "terra", na qual o "metal" e outros minerais são formados. Por sua vez, quando liquefeitos, os metais transformam-se em "água", que serve de alimento para os vegetais que nos fornece a "madeira". Assim, cada um dos elementos tem sua função específica com relação ao outro.
Da mesma forma como podem contribuir para a sua existência mútua, os elementos também podem opor-se uns aos outros: ( Observe o 2º Diagrama )

OS ELEMENTOS EM DESARMONIA


O metal abate a madeira; a madeira penetra a terra; a terra controla o fluxo da água; a água extingue o fogo que, por sua vez, derrete o metal. Podemos assim observar que não há supremacia entre os cinco elementos da natureza. Este mesmo inter-relacionamento existe no corpo humano, onde cada um dos orgãos mais importantes corresponde a um dos elementos: METAL - Pulmões , FOGO - Coração, MADEIRA - Fígado, ÁGUA - Rins, TERRA - Baço e Pâncreas. A tradicional medicina chinesa (acupuntura) utiliza-se dessa correspondência Órgão/Elemento e procura equilibrar as correntes de energia vital que fluem através do corpo humano, a fim de que o homem possa restaurar sua saúde e mantê-la em equilíbrio. Da mesma forma, cada local de nossa casa é regido por um dos cinco elementos e pode ficar doente quando existe um bloqueio ou excesso de energia Vital "Ch'i ", a acupuntura cura o corpo humano por meio de agulhas, já o Feng Shui trabalha com objetos e cores, para reequilibar o ambiente.

A ESCOLA DA FORMA

A Escola da Forma é a mais antiga e tradicional das técnicas do Feng Shui. Leva em consideração o relevo ao redor da casa e os pontos cardeais, para determinar como o "Ch'i " pode fluir melhor. Após analisar a topografia do terreno, associa-se cada ponto cardeal a um dos quatro Animais, Cores, Estações e Direções,( Veja o Diagrama abaixo ):

Norte = Tartaruga, Preto, Inverno, Fundos
Sul = Corvo (Fênix), Vermelho, Verão, Frente
Leste = Dragão, Verde, Primavera, Esquerda
Oeste = Tigre, Branco, Outono, Direita

Essa técnica aplica-se quando estamos decidindo pela construção. O mestre de Feng Shui examina o local e procura por um Dragão aparente no ambiente, discernindo sua cabeça, seus membros, corpo e cauda. É o ponto de partida para a orientação da construção, pois o Dragão não pode ser danificado o que seria um desastre. Árvores que definem sua forma não devem ser cortadas, regatos, lagos próximo à sua boca devem ser mantidas, são as " pérolas da saliva do Dragão ".

De acordo com essa escola a casa ideal teria uma montanha ao Norte, um monte à Leste, outro à Oeste e uma planície ao Sul. Quando não for possível obedecer aos pontos cardeais, então prevalece as direções, o Corvo sempre deverá estar na entrada, mesmo que não esteja voltada para o Sul, a Tartaruga atrás, o Dragão na esquerda e o Tigre na direita.

O ideal é que os quatro animais estejam presentes na topografia, caso contrário o Dragão ou o Tigre servirão para estabelecer a presença simbólica das quatro criaturas. É prioritário que o Dragão esteja presente. Então num ambiente urbano, como identificar o Dragão ?, simples, uma construção pintada num tom verde ou Azul é um Dragão eficaz, uma casa com fachada de pedras brancas ou pintada de branco é um ótimo Tigre, o Corvo vermelho à frente, pode ser uma construção baixa e a tartaruga preta atrás pode ser uma construção (não muito próxima), em tons escuros.

A ESCOLA DA BÚSSOLA

A " Escola da Bússola " é a mais difundida na China, os seus mestres utilizam o Lo Pan, uma bússola magnética rodeada por um disco que contêm : - Os Pontos Cardeais, os Trigramas do Ba-Guá, os Números do Lo Shu e os ciclos da Astrologia Chinesa. Esse método valoriza a interação das pessoas com suas casas e consideram os seres humanos como a energia mais importante do ambiente.

De acordo com essa escola, para proceder a um ajuste no equilíbrio dos elementos, é necessário ainda conhecer as direções obedecidas na construção. Segundo a tradição chinesa, as construções devem obedecer as direções dos pontos cardeais e as características geográficas do terreno. Nas grandes cidades, nem sempre é possível obedecer à essas direções, então o Feng Shui entra com as correções necessárias, com o auxílio de uma bússola e pêndulos, definindo a partir da identificação do norte da casa, quais as direções auspiciosas e quais as não auspiciosas, são elas:

Auspiciosas:

Sheng Chi = SC " O regenerar da respiração " (Prosperidade) Atrai Dinheiro e Prosperidade
Nien Yen = NY " Longevidade com ricos descendentes " (Relacionamentos) Local que promove a melhora nos Relacionamentos
Tien Yi = TY " Doutor no paraíso " (Saúde) Bom local para os problemas de Saúde
Fu Wei = FW " Harmonia para todos os lados" (Espiritualidade) Indica o local de Paz e Boa Sorte.

Não auspiciosas:

Ho Hai = HH " Acidentes e contratempos " (Perdas) Local de perdas Financeiras
Lui Sha = LS " Seis assassinatos " (Doenças) Causador de doenças e dificuldades
Wu Kwei = WK "Cinco fantasmas " (Má Sorte) Local de perigo de incêndios roubos e brigas
Chueb Ming = CM " Total perda de familiares " (Desastres, Doenças, e Má sorte) É a pior das áreas, nunca posicione sua porta de entrada nessa área ".

Além de conhecer as direções corretas, é necessário calcular os números pessoais de cada morador, para colocar-se no centro do " Ba-Guá pessoal ", esse número irá indicar qual direção é mais auspiciosa para cada morador , afim de efetuar as correções no ambiente onde elas passam a maior parte do tempo.

DIAGRAMA DA ESCOLA DA BÚSSOLA


Para calcular o seu número pessoal, siga as instruções abaixo

CÁLCULO DO NÚMERO PESSOAL

Some os dois últimos dígitos do seu ano de nascimento.
Se o resultado for igual ou mair que 10, some de novo até obter um único dígito.
Ex: 1958 = 5 + 8 = 13 (1 + 3) = 4

Em seguida os homens subtraem de 10 ( 10 - 4 = 6 )

Se o resultado der 5 , substitua por 2.

Para as mulheres, soma-se 5 ( 5 +4 = 9 )

Se o resultado der 5 , substitua por 8

Confira nos diagramas abaixo de acordo com o seu número pessoal, que áreas lhe são mais favoráveis. As áreas em verde são as auspiciosas e as em vermelho as não auspiciosas.



Conforme o resultado do cálculo da numerologia chinesa, as pessoas podem pertencer a dois grandes grupos energéticos: O grupo do Leste ( 1, 3,4,9 ) e o Grupo do Oeste ( 2,6,7,8 ) observe os desenhos acima e note que as áreas favoráveis (verdes) e desfavoráveis ( vermelhas), são coincidentes em pessoas do mesmo grupo.

Para se dominar as técnicas da Escola da Bússola, é necessário muito estudo, de acordo com essa escola, devemos ainda considerar o Signo Zodiacal Chinês, seu elemento ( Madeira, Fogo, Terra, Metal ou Água ) e os ciclos da astrologia chinesa.

A ESCOLA DO CHAPÉU NEGRO

A Escola do Chapéu Negro, fundada pelo mestre chinês: Lin Yun , conquistou o ocidente por sua simplicidade. Unindo os preceitos do Feng Shui à filosofia do budismo tântrico, o Mestre Lin Yun fez milhares de seguidores por todo o mundo.

Segundo a " Escola do Chapéu Negro ", existem pontos em nosso lar, Chamados "Guá", são eles: Prosperidade, Sucesso, Relacionamentos, Criatividade, Amigos, Trabalho, Espiritualidade e Família. ( Veja o Diagrama abaixo )

DIAGRAMA DA ESCOLA DO CHAPÉU NEGRO


Cada um desses "Guá" estão relacionados com os cinco elementos, responsáveis por manter o equilíbrio de "Ch'i ". A ausência do elemento certo em um determinado "Guá", pode provocar o desequilíbrio de Ch'i " , resultando em efeitos negativos.

Uma casa limpa e organizada é o ponto de partida. No ( Guá) do centro da casa é onde ocorre o fluxo e refluxo das energias. Os banheiros são os locais de maior escoamento de energia. Para segurar o "Ch'i " nesses ambientes, mantenha a porta, ralos e a tampa do vaso fechadas, existem também amuletos para se colocar nesses locais, afim de lacrar o escoamento de energias.

O QUE USAR PARA ATIVAR OS GUÁS

PROSPERIDADE: ( Elemento = Madeira, Cores = Azul, Roxo, Púrpura e Vermelho. Formas redondas, plantas de folhas circulares e moedas. )

SUCESSO: ( Elemento = Fogo, Cores = Vermelho e Dourado. Objetos pontiagudos que lembrem chamas.)

RELACIONAMENTOS: ( Elemento = Terra, Cores = Vermelho, Branco e Rosa. Objetos em pares, fotos do casal. )

CRIATIVIDADE: ( Elemento = Metal, Cores = Branco e Tons Pastel. Brinquedos de crianças. )

AMIGOS: ( Elemento = Metal, Cores = Branco, Cinza e Preto. Fotos e imagens de amigos que possam ajudá-lo.)

TRABALHO: ( Elemento = Água, Cores = Preto e Cores escuras. Fontes e Cataventos. )

ESPIRITUALIDADE: ( Elemento = Terra, Cores = Azul, Verde, Violeta e Preto. Livros e objetos ligados ao conhecimento cultural e espiritual. )

FAMÍLIA: ( Elemento = Madeira, Cores = Azul, Verde e Vermelho. Lembranças e fotos de familiares, é também o Guá da saúde.)

COMO USAR O BA-GUÁ DA ESCOLA DO CHAPÉU NEGRO

Abra as janelas, deixe a luz do sol entrar, trazendo energia (Ch'i ) e vida para a sua casa e toda a sua família ; siga as instruções abaixo:
Desenhe em uma folha de papel vegetal " transparente" o Diagrama do " BA-GUÁ " . Desenhe em um papel branco a planta baixa de sua casa. Sobreponha o Diagrama à planta de sua casa e alinhe a parte inferior do desenho " TRABALHO ", com a parede da porta de entrada de sua Casa.

Obs: Se você mora em apartamento esse local é a Porta do Apartamento, se mora em casa esse local é o Portão de sua casa, e a planta deve incluir áreas externas, como jardins, etc.

Se você vai aplicá-lo apenas em um cômodo, seu quarto por exemplo, a parte inferior do desenho deverá ser alinhada com a porta do seu quarto. Identifique os "Guá" cantos que deseja ativar, verifique se os elementos que favorecem cada canto estão presentes e em harmonia, se não estiver efetue as correções utilizando objetos, incensos, cores etc.

Por exemplo: O GUÁ DO AMOR está no canto RELACIONAMENTOS, Para ativar este Guá, utilize: Cores = ( Vermelho, Branco e Rosa ), Incensos = (artemísia e rosas) objetos de Cobre e estanho, Rosas, móveis de bambú, gravuras de corações, esculturas ou quadros que representem o amor, fotos do casal, objetos que representem o sol com as estrelas, arranjos com fitas de cor branca ou rosa, sinos de vento, prismas, bichinhos de pelúcia.

Como você pode observar, essa técnica é mais simples de ser aplicada, portanto vale a pena tentar.

( " Fu Wei " para você ).

Professor Carlos Roberto


Assuntos relacionados

 • HOME • HORÓSCOPO CHINÊS • I CHING • NUMEROLOGIA • 

DESEJAMOS E OFERECEMOS PAZ AOS POVOS DA TERRA