OS CIGANOS
A palavra: “Cigano”, deriva do termo grego bizantino athígganos, que significa “intocável” e foi usada, segundo verbete do dicionário Houaiss, para referir-se a determinado grupo de heréticos da Ásia Menor que evitavam a todo custo o contato com estranhos.

Quando de sua incursão na Europa Central, no início do século XV, os Rhomá foram comparados com essas pessoas. Desde então, a palavra cigano, bem como vários outros exônimos (Gipsy, Bohemian, Rom, etc.), tem sido usada para designar uma série de povos nômades de etnias distintas – Rhomá, Ashkali, Pavee, Yenish, etc., atualmente conhecidos como Ciganos. A Origem do Povo Cigano ou Rom, como também são Chamados é ainda hoje objeto de controvérsia.

Segundo alguns pesquisadores os Ciganos seriam originários da Índia, outros atribuem sua origem ao Egito e até mesmo à Lendária Atlântida; ainda há aqueles que afirmam serem eles descendentes de Caim que vagam pelo mundo.

O curioso é que o termo em português "cigano" (assim como o espanhol gitano e em inglês gypsy), é uma corruptela da palavra “egípcio”; aplicado a esse povo pela crença de que seriam provenientes do Egito.

Os Ciganos segundo uma de suas lendas viviam em Sind na Índia, e eram guiados por um Rei sábio. Muçulmanos expulsaram os Ciganos, destruindo sua cidade. Desde então foram obrigados a vagar de uma nação para outra... Todavia a razão pela qual abandonaram a Índia permanece ainda envolvida em mistério. Tudo indica que eram sedentários, mas que devido ao surgimento de situações adversas, tiveram que viver como nômades.

A origem indiana dos Ciganos é atualmente admitida por quase todos os estudiosos, que afirmam não haver dúvidas quanto ao que diz respeito à língua e à cultura.

RELIGIOSIDADE
A religiosidade faz parte da vida dos ciganos, desde o nascimento até a morte, e para poderem cultuar seus santos sem serem vítimas dos preconceitos dos não-ciganos é que eles costumavam se converter à religião dominante do local em que se estabeleciam. Então, os grupos que foram para a Europa se declararam católicos e se ligaram a Santa Sarah que tinha origens misteriosas e a pele morena, como eles. O mistério envolve o povo cigano como o ar que ele respira. Da Lua Cheia, retira a magia; da dança e da música, toda a alegria; da natureza, a força e a energia. E para Santa Sarah, ele volta sua fé, seus pedidos e seus agradecimentos.

Dessa aura de mistério que pairava na imagem de sarah surgiram várias versões para o seu aparecimento. Ela é considerada uma santa católica, mas não passou pelos processos de canonização desta igreja. Também se liga a uma forte tradição européia medieval, o culto às virgens negras. Muitas santidades femininas, representadas por estátuas negras, foram adoradas durante toda a Idade Média. E muitos católicos transformavam as igrejas em santuários de peregrinação.

Uma das lendas diz que sara era uma escrava egípcia de uma das três Marias, Madalena, Jacobé ou Salomé; e junto com José de Arimatéia, Trófimo e Lázaro foi colocada, pelos judeus, em uma barca sem remos e alimentos. Talvez por um milagre, ou por obra do destino, eles chegaram a salvo a uma praia próxima a Saintes Maries de La Mer, em Camargue , região do sul da França.

Outra versão conta que Sarah era moradora de Camargue e teve piedade das Marias, resolvendo ajuda-las. Também dizem que ela era uma rainha das terras de Camargue ou uma sacerdotisa do antigo culto celta ao deus Mitra.

Uma das explicações para estas lendas é que em Camargue existiram várias colônias de antigas civilizações, como a egípcia , a cretense, a fenícia e a grega. Por isso, muitos poetas e menestréis contaram a lenda de Sarah, de acordo com o que ouviram de seu povo, e assim, o mito em torno dessa poderosa santa foi difundido pelo mundo e ela continua, até hoje, a ser adorada entre as comunidades ciganas.

ORAÇÃO À SANTA SARAH
" Estrela azul de D'arma, pelos sagrados símbolos do triângulo e da cruz, eu ( diga seu nome ), nascido(a) no dia ( data de seu nascimento ), regido(a) e protegido(a) por ( planeta regente e anjo da guarda ), peço ao Povo Cigano, ( mentalizar a energia que o(a) acompanha, apenas o cigano ou cigana ), que traga para mim ( pedidos em número impar ), em nome de Santa Sarah e do Mestre dos mestres, Jesus o Cristo.

Que assim seja para todo o sempre."

Amem!

ORÁCULOS CIGANOS
O povo cigano possui o Dom de ler a sorte através dos Oráculos. A Cartomancia, é um dos costumes ciganos mais conhecidos, afinal muitas pessoas recorrem a este povo para saber o futuro pelas cartas. Para a leitura das cartas, utilizam um baralho comum, desses usados para jogos de azar, retirando o curinga e as cartas que vão do dois ao cinco, restando 36 cartas que são utilizadas para a leitura. O Povo Cigano associou à essas cartas algumas figuras do seu simbolismo esotérico. Para os Ciganos as correspondências entre as cartas comuns e as figuras acontece de forma natural, porém para os não-ciganos torna-se um tanto difícil fazer essa associação, felizmente existe no mercado versões do baralho com as figuras impressas o que facilita muito o aprendizado e sua interpretação. Mas além das Cartas, existe também outros oráculos muito populares entre os Ciganos, como a Quiromancia (Leitura das mãos) e a Cafeomancia (Leitura da Bora do Café).



Se você gostou do que leu neste artigo, saiba que poderá aprender muito mais fazendo o nosso curso de Magia Cigana.

CURSO DE MAGIA CIGANA
Data: 23/02/2019 (Sábado) das 10h00 às 18h00 (8 horas aula)
Facilitadores: Pai Carlos de Ogum e Eleni D'Oyá!

Curso Apostilado e com Certificado.
Local: Rua Apinajés, 1053 - Sala 2 (Perdizes) São Paulo - SP.
Fone: (11) 4324-0343 / (11) 3976-5711 - Cel. (11) 97416-8999 -WhatsApp.

Venha vivenciar a magia e o mistério desse povo fascinante. Você aprenderá sobre a História do Povo Cigano, suas origens, clãs e costumes. Os Oráculos e a Religiosidade do Povo Cigano, a misteriosa Santa Sara, a manifestação dos Espíritos Ciganos na Umbanda. Vai aprender a cantar os pontos de evocação das entidades da Linha Cigana, como fazer um Assentamento Cigano para a Prosperidade no seu lar ou negócio, além de Magias e Rituais para o amor e união familiar. Você também vai aprender a utilizar a Cafeomancia, oráculo da Leitura da Borra do Café, uma tradição dos Ciganos do Marrocos. No final do curso faremos uma celebração com dança cigana e ritual. Traga um prato de doce ou salgado, suco ou refrigerante, flores, frutas, o que puder para compartilharmos. Mulheres, se possível, venham com uma saia rodada e vamos bailar.

Investimento: R$ 350,00
Forma de Pagamento: Dinheiro/Cartão: Débito/Crédito.

As vagas são limitadas, faça já a sua reserva.

OPTCHÁ !

Para mais informações e Inscrições ligue: DDD(11) 4324-0343 / 3976-5711- WhatsApp: 97416-8999

Copyright © Magia Dourada - Todos os direitos reservados.
Para mais informações sobre cursos e atendimentos, entre em contato pelos telefones: DDD(11) 4324-0343 / 3976-5711- WhatsApp: 97416-8999
ou envie e-mail para: magiadourada@terra.com.br